por São Francisco
5 Média 31
O que você achou desta mensagem?
@
@
Para enviar esta mensagem para mais de um(a) amigo(a), separe os endereços de e-mail por virgula. Você também pode adicionar uma mensagem




“Todas as criaturas são nossos irmãos e irmãs”, dizia Francisco de Assis, um grande missionário do amor e defensor dos animais.

Expressão que nos leva a refletir o quanto o amor e o respeito aos animais tem um significado especial e importante para o desenvolvimento de melhores sentimentos.

Embora em níveis diferentes de consciência, os seres humanos e animais compartilham a jornada evolutiva desde os primórdios, cabendo aos humanos como seres mais inteligentes, dotados de consciência, cuidar e os proteger. Embora existam ativistas e pessoas já conscientes desse compromisso, o que se observa com frequência são atitudes mesquinhas frente aos irmãos animais.

Inúmeros casos de maus tratos e abandono são registrados diariamente, mostrando o quanto o nível de consciência precisa ser ampliado para que o amor e o respeito aos animais possam prevalecer.

Quando falamos de amor e respeito aos animais, não nos referimos apenas aos animais de estimação, com os quais se criou uma relação de afeto mais próxima, mas em relação a todos os seres vivos que fazem parte do ecossistema.

A preocupação com os irmãos animais, bem como com os recursos que garantam a vida no planeta,

significa viver em equilíbrio com todos os seres, como recomendou Jesus: “Amar o Próximo como a si Mesmo”.

Encontramos na literatura espírita esclarecimentos sobre os irmãos animais do ponto de vista espiritual que podem ajudar a compreender melhor essa ligação e também responder a dúvidas comuns a respeito.

Como elucida o capítulo Os Animais e o Homem, em O Livro dos Espíritos, os animais têm um princípio inteligente, os animais reencarnam e evoluem, e assim como os homens os animais seguem uma lei progressiva de evolução de acordo com o grau de adiantamento.

Complementa ainda a questão 61: “O que não poderiam fazer sob a direção do homem?”. Tal reflexão nos leva a pensar o quanto o caminho do amor em cada gesto é fundamental para a evolução.

O conhecimento espiritual vem colaborar para o despertar de uma realidade muito mais ampla de que todos somos criaturas de Deus e que o progresso é infinito, desde o princípio espiritual criado simples e ignorante até chegar ao despertar da inteligência e do senso moral. O amor e o respeito aos animais são uma consequência da compreensão de que somos filhos do mesmo Pai rumo ao aperfeiçoamento. Que possamos demonstrar em cada atitude o desejo de ser melhores a cada dia, estendendo em nossas atitudes os cuidados com os irmãos animais.

Recomende esta mensagem

"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação."

Chico Xavier & Emmanuel






Deixe seu comentário!