A Parábola da Vaquinha

Era uma vez, um sábio chinês e seu discípulo. Em suas andanças, avistaram um casebre de extrema pobreza onde vivia um homem, uma mulher, 3 filhos pequenos e uma vaquinha magra e cansada. Com fome e sede o sábio e o discípulo pediram abrigo e foram recebidos. O sábio perguntou como conseguiam sobreviver na pobreza e longe de tudo.

- O senhor vê aquela vaca ? – disse o homem. Dela tiramos todo o sustento. Ela nos dá leite que bebemos e transformamos em queijo e coalhada. Quando sobra, vamos à cidade e trocamos por outros alimentos. É assim que vivemos.

O sábio agradeceu e partiu com o discípulo. Nem bem fizeram a primeira curva, disse ao discípulo :

- Volte lá, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali em frente e atire-a lá em baixo.

O discípulo não acreditou.

- Não posso fazer isso, mestre ! Como pode ser tão ingrato ? A vaquinha é tudo o que eles têm. Se a vaca morrer, eles morrem !

O sábio, como convém aos sábios chineses, apenas respirou fundo e repetiu a ordem :

- Vá lá e empurre a vaquinha.

Indignado porém resignado, o discípulo assim fez. A vaca, previsivelmente, estatelou-se lá embaixo.

Alguns anos se passaram e o discípulo sempre com remorso. Num certo dia, moído pela culpa, abandonou o sábio e decidiu voltar àquele lugar. Queria ajudar a família, pedir desculpas. Ao fazer a curva da estrada, não acreditou no que seus olhos viram: No lugar do casebre desmazelado havia um sítio maravilhoso, com árvores, piscina, carro importando, antena parabólica. Perto da churrasqueira, adolescentes, lindos, robustos comemorando com os pais a conquista do primeiro milhão. O coração do discípulo gelou. Decerto, vencidos pela fome, foram obrigados a vender o terreno e ir embora. Devem estar mendigando na rua, pensou o discípulo.

Aproximou-se do caseiro e perguntou se ele sabia o paradeiro da família que havia morado lá.

- Claro que sei. Você está olhando para ela.

Incrédulo, o discípulo afastou o portão, deu alguns passos e reconheceu o mesmo homem de antes, só que mais forte, altivo, a mulher mais feliz e as crianças, jovens saudáveis. Espantado, dirigiu-se ao homem e disse :

- Mas o que aconteceu ? Estive aqui com meu mestre alguns anos atrás e era um lugar miserável, não havia nada. O que o senhor fez para melhorar de vida em tão pouco tempo ?

O homem olhou para o discípulo, sorriu e respondeu :

- Nós tínhamos uma vaquinha, de onde tirávamos o nosso sustento. Era tudo o que possuíamos, mas um dia ela caiu no precipício e morreu. Para sobreviver, tivemos que fazer outras coisas, desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos.

E foi assim, buscando novas soluções, que hoje estamos muito melhor que antes.

Autor desconhecido

"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier - Emmanuel

Vídeos Relacionados

Comentários.

  1. linda a parabola da vaquinha, nos seres humanos somos acomodados nós sempre podemos mais as vezes precisamos de um empurrão para poder crescer sempre podemos crescer obrigado pela reflexão

  2. Rozalia Pereira Nakahara disse:

    Queridos irmãos(ãs) do GRUPO mensagensespiritas
    confiram no site www.romancesespiritas.com.br a postagem O Cessar dos Olhos. Livro O Regresso
    Autora Rozalia Pereira Nakahara

  3. É uma bela mensagem, todos deveriam se espelhar, pois a maioria das pessoas se acomodam e não mudam, estacionam em determinada coisa, param no tempo.





  4. bela mensagem para refletir. Os acomodados dificilmente são felizes

  5. iara de oliveira disse:

    È muito lindo,ver um exemplo como este...as vezes as pessoas se acomodam,vivendo de migalhas por puro comodismo...as adversidades nos ensinam que tudo podemos quando usamos nossa força e vontade. todos nós temos essa capacidade,infelizmente ela fica sem ação pois nos acomodamos covardemente.Um bom dia à todos e,muita coragem pois cada dia é uma nova oportunidade de vencer.

  6. cyro de oliveira jardim disse:

    Estou mais proximo de deus porquer,estou distante de multidões,a vida com deus e tranguilidade estou morando na região dos lagos onde a paz e tudo na vida,curto muito Mensagens Espirituais..

  7. +1
    Regina Moreira disse:

    Bom dia!!!
    OBRIGADA PELA REFLEXÃO!
    É muito difícil empurrar a vaquinha, porque estamos presos ao mundo material.
    Hoje ao ligar a TV, percebi o quanto as pessoas choram pelos bens materiais que perderam em decorrência das fortes chuvas(geladeira, fogão...). Confesso: Eu se estivesse no lugar delas faria o mesmo. O apego à um mundo que não levaremos para o mundo espiritual é visível. TUDO NOS FOI EMPRESTADO, para nos desenvolvermos e no entanto não conseguimos desapegar.
    Há muita magia nos recomeços. ..
    DESCOBRIMOS QUE SOMOS PORTADORES DE UMA FORÇA INFINITA.
    Que Nossa Mãe Maria Santíssima nos dê a sabedoria necessária para entendermos.
    24h de ESPERANÇA E MUITA FÉ RENOVADAS!

  8. +2
    Gabriela albrecht disse:

    linda Historia, enves de muitas vezes achar que a vida acaba por um tropeço lutar sempre, que dias melhores viram

  9. +2
    Marta Lima disse:

    as vezes ficamos parado esperando as coisas cai do ceu, acomodados com a situção e essa mensagem nos mostra que deus nos da a força e a sabedoria basta colocarmos em pratica.... não fique parado esperando as coisas acontecer va em frente lute e conquiste seus ideais

  10. osvaldo da cruz furtado (osvaldo.furtado48@gmail.com) disse:

    Estas mensagens, lidas e meditadas, valem por dez ou mais sessões psicoanálise, sem precisar pagar um tostão. Deus abençoe e Jesus ampare a todos.

  11. Thiago Lapa (thiagolapa.ufpb@gmail.com) disse:

    Belissíma mensagem neste começo do ano para que possamos refletir melhor nossas ações.
    Abraços

Enviar por e-mail